Serviços de
Excelência

Conheça meus serviços

Harmonização Orofacial

A busca por melhorias contínuas quase se confunde com a própria história da sociedade. Esse anseio por constante aprimoramento e evolução, não raramente, também se estende à nossa aparência. Afinal, os chamados ‘padrões de beleza’ já aparecem nas obras dos primeiros filósofos gregos e, apesar das mudanças, seguem sendo um critério importante de sucesso e bem-estar.

Ainda que existam padrões para todas as partes do corpo, a atenção que damos ao rosto e ao sorriso é imbatível. Não é à toa, portanto, que a Harmonização Orofacial (HOF) não para de ganhar adeptos, bem como profissionais dedicados a trazer ao rosto humano mais equilíbrio e harmonia.

O que é Harmonização Orofacial?

A Harmonização Orofacial (HOF) é uma área da Odontologia, que tem como objetivo promover um maior equilíbrio estético e funcional entre as formas e proporções do rosto humano. A prática, além de atender aos anseios estéticos e de bem-estar do paciente, ainda pode colaborar com outras questões terapêuticas, como a correção do sorriso gengival, controle do bruxismo e de enxaquecas tensionais.

Para que serve a Harmonização Orofacial?

A Harmonização Orofacial dá corpo a um movimento na odontologia que vai além da solução de problemas bucais, trazendo também melhorias estéticas. Por consequência, proporciona uma melhora na autoestima e  na satisfação das pessoas atendidas.

Para tanto, a HOF é capaz de:

  • Corrigir assimetrias.
  • Preencher o chamado ‘bigode chinês’.
  • Eliminar flacidez da pele.
  • Suavizar rugas e demais marcas de expressão.
  • Melhorar proporções da face.
  • Corrigir o sorriso gengival.
  • Reduzir dores de cabeça e articulação da mandíbula.
  • Reduzir o bruxismo.

Quais os procedimentos da Harmonização Orofacial? 

O número de procedimentos que fazem parte das técnicas da HOF não para de crescer. Entretanto, dois deles são os mais usados e alcançam excelentes resultados:

Preenchimentos

Atualmente o material de primeira escolha para o preenchimento é o ácido hialurônico, sendo ele uma substância que o corpo já produz naturalmente. Porém, com o passar dos anos, vamos perdendo tonicidade na pele e precisamos repô-la.

Na harmonização orofacial, são executados preenchimentos para aprimorar a estética. Os principais incluem preenchimento labial, que realça o volume e formato dos lábios; preenchimento de sulcos e rugas, suavizando sinais de envelhecimento; preenchimento malar, para destacar as maçãs do rosto; e preenchimento de queixo, para melhorar o perfil e proporções faciais. Esses procedimentos minimamente invasivos visam a obtenção de resultados naturais, rejuvenescedor a aparência de forma duradoura e segura, com pouco ou nenhum tempo de recuperação necessário.

Aplicação de Toxina Botulínica na Harmonização Orofacial

O objetivo da toxina é diminuir a contração muscular. Ao aplicá-lo, há um relaxamento na região, o que auxilia na redução das rugas e linhas de expressão. Outra vantagem impressionante da aplicação da toxina é o seu uso terapêutico, que auxilia nos casos de cefaléia tensional, bruxismo, distonias e muito mais.

Ambas as técnicas são pouco invasivas, indolores e as aplicações permitem aos pacientes darem continuidade à sua rotina com devidos cuidados após os procedimentos.

Outros procedimentos comuns na Harmonização Orofacial

Dentre outras inovações também são procedimentos comuns na HOF a Bichectomia, Skinbooster, Fios de PDO  e Bioestimuladores de colágeno.

Skinbooster

Os skinboosters desempenham um papel fundamental ao melhorar a qualidade da pele e promover hidratação profunda. Os skinboosters estimulam a produção de colágeno, melhorando a textura, firmeza e luminosidade da pele. Além disso, suavizam linhas finas e poros dilatados, contribuindo para um aspecto mais jovem e saudável.

Esse tratamento possui diversas técnicas de aplicação que será definida em conjunto com o paciente, proporcionando resultados progressivos e naturais ao longo do tempo. Com uma recuperação rápida, os pacientes podem retomar suas atividades diárias logo após o procedimento.

Bioestimuladores

Bioestimuladores são essenciais para revitalizar a pele e promover a produção de colágeno. Substâncias como hidroxiapatita de cálcio são injetadas em diversas áreas.

Esses bioestimuladores fortalecem os tecidos faciais ao longo do tempo. O colágeno estimulado melhora a elasticidade da pele e suaviza rugas e linhas finas. A aplicação é simples, minimamente invasiva e requer pouco tempo de recuperação. Com resultados graduais e naturais, os pacientes desfrutam de uma aparência rejuvenescida e duradoura.

Em quais pacientes pode ser aplicada a Harmonização Orofacial?

A Harmonização Orofacial é uma possibilidade para a maioria das pessoas, desde que feita por um profissional qualificado. Porém, é contraindicada às pessoas que possuem hipersensibilidade aos produtos aplicados, o que é bastante raro. Grávidas ou lactantes também não devem realizar a HOF, bem como pessoas com a presença de processos inflamatórios ou infecciosos no local da aplicação.

Estou de portas abertas para fazer parte dessa mudança. Espero o seu contato ou visita.

Entre em Contato

Agende Agora sua Consulta

Clinica geral e
Harmonização Orofacial
CRO-MG 58822

Redes Sociais

© 2023 Drª Luísa C. Simon. Todos os direitos reservados.

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?